Momentos únicos pedem um visual de arrasar, seja durante um casamento, uma festa de 15 anos, uma formatura, as bodas de casamento, as festas de fim de ano ou a confraternização da empresa. Só que escolher as melhores combinações pode ser um desafio.
Quem nunca se questionou se as semijoias e as roupas estão harmonizando bem ou estão exageradas para certa ocasião?
Como ninguém quer se destacar mais do que deveria em um evento ou estar com um visual brega, é super normal surgirem dúvidas. O problema é quando estas situações abalam a sua autoconfiança ou te fazem perder horas experimentando e selecionando as peças. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar!
Entenda a seguir como fazer as melhores escolhas de semijoias para complementar o visual e esteja preparada para desfilar elegância nos diferentes tipos de eventos.
Como escolher os melhores modelos de semijoias para festa?
Cada tipo de acessório complementa o look de forma diferente e o resultado pode ser a harmonização do visual ou uma combinação exagerada e brega.
Para fazer as melhores escolhas de semijoias e acrescentar um toque especial no seu visual, sem deixar de lado o seu estilo próprio, é importante considerar:
- Modelo da roupa;
- Cor da roupa;
- Evento;
- Local;
- Período do dia (manhã, tarde ou noite);
- Se é anfitriã ou convidada;
- Como será a maquiagem.
E por que estes fatores são tão importantes?
Em uma festa de casamento, por exemplo, o destaque principal deve ser a anfitriã da comemoração, por isso, uma noiva e uma convidada não devem usar os mesmos acessórios.
Já o local do evento é um critério para compreender o nível de formalidade, afinal, um salão luxuoso e um espaço em casa são cenários bastante diferentes. O primeiro requer semijoias mais sofisticadas que ficariam exageradas no segundo ambiente, pois situações informais combinam mais com peças pequenas e discretas.
Qual peça de semijoia usar em cada evento?
Como há diversos fatores a serem considerados para escolher as melhores semijoias, confira dicas para fazer combinações de arrasar e valorizar o seu visual nos diferentes tipos de evento!
Brincos
O tamanho e a atenção que os brincos devem chamar depende da ocasião e das características da festa. Quanto mais luxuosa, maior e mais brilhosa a semijoia deve ser para se destacar.
Para as debutantes, funcionam combinações de diferentes semijoias ou brincos grandes, principalmente em vestidos mais abertos, como o modelo “tomara que caia”, para agregar brilho e glamour.
Os brincos funcionam bem como complemento a roupas com bastante informação, como vestidos rendados, já que demandam semijoias mais discretas, e também com trajes sem decote, já que roupas com a gola mais fechada não ficam bem com colares.
Brinco + colar ou chocker
Essa combinação mais tradicional é uma alternativa segura para agregar estilo ao visual, funcionando desde os mais clássicos até os modernos e descontraídos. Então, são indicados para eventos de trabalho e também para casamentos.
Os colares em ouro ou ródio com pontos de luz ou até sem, funcionam se forem da mesma cor dos brincos ou da roupa escolhida.
Os casamento e bodas exigem acessórios mais luxuosos e requintados, então, para as anfitriãs da comemoração (noivas ou esposas) é válido usar semijoias com pedrarias, sendo a zircônia e as pérolas algumas das principais indicações. Outra opção é usar colares com pingentes e brincos de grandes pedras. Já para os convidados, é necessário sofisticação com peças mais discretas, como as argolas.
Em visuais com branco em eventos de fim de ano, as possibilidades de combinações são grandes. É possível optar pelo ouro ou ródio, mas também ousar nas cores para atrair o que deseja!
Em festas de 15 anos são indicadas peças mais vibrantes. As debutantes podem harmonizar os brincos e os colares entre si e com o vestido, enquanto as convidadas podem substituir os cordões por chocker por serem peças mais casuais e, ainda assim, estilosas.
Brincos + pulseiras
Para cores mais fortes, como roxo, vermelho, rosa, verde e cores terrosas, não é recomendado adicionar colares. Para estes casos brincos funcionam melhor, sendo suficientes para dar o charme e toque de estilo para o momento.
Em alguns casos, também vale adicionar pulseiras de tons claros, como ródio e zircônia branca, ou de cor semelhante à peça de roupa. Assim, as cores não irão brigar e sim complementar. Essa junção também funcionam com roupas pretas e para convidadas de festa de 15 anos. Para as festas de formatura, as pulseiras de ouro são uma opção para trazer vida ao visual.